Dicas de decoração
Tipos de cozinha: Como escolher o modelo certo
Escolher uma cozinha vai além da seleção de móveis. Apresentamos-lhe alguns modelos disponíveis no mercado.
A cozinha é mais do que um local para preparar as refeições e, cozinha arrumada é vida doméstica descansada. Sabemos também a dor de cabeça que é encontrar a cozinha certa para tudo correr bem, não é verdade? Para ajudar apresentamos um guia de modelos de cozinha modernas e fáceis de instalar numa casa. Além disso, conseguimos encontrar quais os melhores modelos para situações específicas.
Existem vários tipos de cozinha: podem ser maiores ou mais pequenas, com ou sem ilha, com formatos mais arredondados ou linhas mais direitas, tudo depende das necessidades e gostos de cada um. A seguir apresentamos-lhe 7 modelos que lhe podem fazer ponderar trocar a cozinha:
É a mais tradicional e imediata. A cozinha linear é a escolha ideal para cozinhas pequenas. Estende-se ao longo de uma única parede da divisão da cozinha, com armários em baixo e em cima, alternados com eletrodomésticos.
É muito semelhante à cozinha linear com a diferença que é um design que ocupa ambas as paredes da divisão – ficando assim um corredor no meio. Permite ter mais arrumação e criar espaços mais distintos como zona de limpeza, confecção e preparação de alimentos.
É o sonho de muitos, mas se gosta de a ver nos programas de renovação por onde se inspira deixamos-lhe a nota: pode ser de sonho mas não ser a ideal para ti. A cozinha com ilha deve ser para as casas que possuem áreas generosas, ou seja, com cozinhas grandes e que permitem a rentabilização ao máximo de áreas de circulação na cozinha. De nada vale optar por este modelo se depois não conseguir passar com mais uma pessoa entre a ilha e o móvel do outro.
O nome vem do formato e este tipo de cozinha advém da necessidade de rentabilização do espaço. É o formato ideal para cozinha num apartamento com áreas boas mas que não permite ter uma cozinha paralela.
Como o nome indica, o desenho deste tipo de cozinha cria um U na divisão, ficando assim todas as paredes ocupadas menos uma. O truque neste tipo de cozinha é rentabilizar ao máximo o espaço, mesmo nos armários de canto.
O design deste modelo de cozinha forma uma espécie de G e é um misto de modelos falados anteriormente. Pode ter uma espécie de ilha, e móveis que se ficam por estarem dentro do linear ou do formato “L”. A tendência é que estes modelos de cozinha sejam escolhidos para cozinhas open space, muitas vezes ligadas a salas de estar/jantar.
São cozinhas muito minimalistas, onde apenas o básico é incluído e que são os modelos necessários para casas de dimensões muito menores. Aqui junta-se um design simples com a criação de soluções inteligentes e de adaptação do espaço. Nestes casos não existem ilhas por exemplo, mas há espaço para mesas embutidas que podem servir de apoio no uso da cozinha, procurando minimizar a pouca área disponível quando não estão em uso.
Não há uma resposta certa porque, em última instância, a decisão está sempre dependente do teu gosto e, acima de tudo, do orçamento que tens disponível. No entanto, deixamos-te aqui algumas dicas de como saber qual o modelo mais indicado para a tua situação:
Fonte: https://www.idealista.pt/news
Dream Cooking © 2023